Ações de Educação e Fiscalização sobre o defeso do caranguejo-uçá

A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, por meio da Coordenação de Educação Ambiental, intensificou as ações de educação e de fiscalização ambiental na cidade, para conscientizar sobre as atividades ilegais em época de defeso do caranguejo-uçá (Ucides cordatus).

O primeiro período de defeso iniciou-se no dia 1 de outubro e se estendeu até o dia 31 de novembro, contemplando os caranguejos-uçá machos e fêmeas. Já o segundo período começará no dia 1 de dezembro e será finalizado em 31 de dezembro, onde só as fêmeas serão contempladas.

Foram visitados cerca de 40 estabelecimentos comerciais registrados no município, sendo fixados em todos cartazes informativos sobre os dois períodos de defeso do ano de 2022.

Neste período, fica vedada a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização do animal. Durante os dias da andada, também é proibida a venda de partes isoladas da espécie (pinças, garras ou carne desfiada).

Durante o período do defeso, o transporte e a comercialização dos produtos declarados deverão estar acompanhados, desde a origem até o destino final, de Guia de Autorização de Transporte e Comércio, emitida pelo Ibama, após comprovação de estoque.

A Secretaria de Meio Ambiente continuará com as ações de fiscalização ambiental no município, até o período final do defeso. Os caranguejos-uçá e guaiamuns apreendidos vivos em situação irregular serão devolvidos ao manguezal. A infração pode resultar em uma pena de até três anos de reclusão e multa.

A população pode contribuir com os trabalhos dos fiscais, denunciando a quebra do defeso para a Fiscalização Ambiental, pelo telefone 162 da Ouvidoria Municipal.

DEFESO

O defeso é o período de crescimento do caranguejo, que passa por um processo de muda (troca de carapaça). O crustáceo se recolhe à sua toca, rompe a carapaça e fica “entocado”, para que uma nova carapaça maior se forme e enrijeça. O defeso serve para proteger a espécie durante esse período, época em que fica vulnerável à captura.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: AssCom PMVV \\ Rodrigo Elias)

(FT.\CRÉD.: AssCom PMVV \\ Divulgação)