Nesta quarta-feira (31), a população poderá ver por dentro como ficou o Palácio Bernardino Monteiro, um dos prédios mais importantes de Cachoeiro de Itapemirim, e que foi totalmente restaurado pela prefeitura, em convênio com o Governo do Estado.
A reinauguração do centenário casarão localizado na Praça Jerônimo Monteiro, Centro da Cidade, acontecerá durante solenidade oficial às 19 horas, com presença do governador Renato Casagrande.
“Referência no estado, o Palácio Bernardino Monteiro se torna, agora, um espaço totalmente dedicado à promoção da cultura, como um equipamento público moderno e funcional para a classe artística e a sociedade como um todo”, avaliou o prefeito Victor Coelho.
Inaugurado em 1913, o prédio passou por intervenções que o transformou em um novo centro cultural, onde ficarão abrigadas a Biblioteca Pública Municipal “Major Walter dos Santos Paiva”, o Arquivo Público Municipal de Cultura “Evandro Moreira” e salas de oficina.
No edifício foram realizados serviços de restauro do telhado, que foi 100% refeito, a colocação de pisos, além da execução das novas instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, o acabamento das paredes, a instalação da rede de climatizadores, de um elevador e diversas outras intervenções estruturais.
Além disso, no espaço ainda foram feitos serviços de instalação de para-raios (SPDA), do sistema de combate a incêndio e da rede de lógica, além de paisagismo, pavimentações nas partes externas, instalação de aparelhos de ar-condicionado, entre outros.
A reforma completa do edifício é fruto de um convênio entre a Prefeitura e o governo estadual.
“Esta é mais uma conquista para a população de Cachoeiro. O palácio Bernadino Monteiro é um marco histórico e dos cartões postais de nossa cidade”, salienta o secretário municipal de Obras, Rodrigo Bolelli.
“É uma alegria imensurável ver um monumento tão importante para a história de Cachoeiro recebendo essas intervenções e se tornando, ainda mais, um marco para a cultura patrimonial de nossa cidade”, destaca a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.
Inaugurações e mais investimentos para Cachoeiro
Além do Bernadino Monteiro, no mesmo dia, serão inaugurados, ainda, outros espaços em Cachoeiro. Como é o caso da cabeceira da ponte do bairro Monte Líbano e da quadra poliesportiva coberta do bairro Novo Parque.
Ainda na quarta-feira (31), serão realizadas as assinaturas das ordens de serviço para drenagem e pavimentação de ruas dos bairros Agostinho Simonato, Gilson Carone, São Francisco de Assis, Independência, Coronel Borges, Rui Pinto Bandeira (Morro do Cigano) e Rubem Braga.
Também serão autorizados o recapeamento asfáltico em 16 ruas na área central da cidade e cobertura da quadra do Alto Eucalipto. Outra assinatura muito aguardada é a reforma e ampliação do Teatro Municipal Rubem Braga, interditado desde a grande enchente de 2020.
Haverá ainda assinatura de convênio para recapeamento asfáltico de 25 ruas e avenidas, pontes e praças localizadas na região central de Cachoeiro. Por fim, serão assinados termos de responsabilidade para elaboração dos projetos executivos da praça Jerônimo Monteiro e reforma da Casa do Artesão.
(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)
(INF.\FONTE: Internet \\ Dia a Dia ES)
(FT.\CRÉD.: Alessandro de Paula \\ Divulgação)