Aconteceu ontem, 24, o Primeiro Encontro de Conscientização do Autismo na Câmara Municipal de Anchieta. O evento teve como objetivo o entendimento, compreensão e respeito sobre o Transtorno do Espectro Autista, que é caracterizado por um transtorno do neurodesenvolvimento, déficits na comunicação e interação social, assim como padrões restritos e repetitivos de comportamento.
Através de palestras foi possível compreender mais sobre o tema. O presidente, Renan Delfino, acompanhado dos vereadores, Tereza Mezadri, Professor Robinho, Renato Lorencini e Rodrigo Semedo abriram o evento destacando a importância do tema. Estiveram também presentes, o psicólogo, Orestys Rigo, que discursou sobre o desafio da família de uma criança com autismo enfrenta e a importância do apoio emocional. A também psicóloga, Ina da Matta, falou sobre os níveis do autismo, o comportamento, suas características e formas de apoio necessário de forma a tornar mais leves tarefas cotidianas da criança com autismo.
A responsável pelo Núcleo de Educação Especial de Anchieta, Márcia Moura, esteve presente com uma palestra sobre a inclusão de crianças com autismo nas escolas, respeitando a singularidade de cada aluno. Após, tivemos a experiência da professora Ana Elena Baiense, que falou sobre os desafios e possibilidades de uma educação inclusiva.
A família TEA de Anchieta, representada por Cynthia Fantinato, também falou sobre a importância do evento para a família, como oportunidade de conhecimento sobre o tema e ressaltou as dificuldades da rotina dos familiares de autistas com o diagnostico, ressaltando porém, que o diagnóstico não deve ser recebido como uma sentença, Cynthia leu um lindo texto de sua autoria em homenagem ao seu filho, Rafael e compartilhou um vídeo pessoal. O Rodrigo, da Associação AFAGO, falou brevemente da importância do acolhimento de famílias e da ajuda entre eles.
(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)
(INF.\FONTE: AssCom CMAnc \\ Maíra Silva)
(FT.\CRÉD.: AssCom CMAnc \\ Maíra Silva)