Design sem nome

Cachoeiro: Livro digital apresenta histórias de mestres da cultura popular de Cachoeiro

Reforçando seu compromisso com a preservação do patrimônio cultural imaterial, a Prefeitura de Cachoeiro lançou, nesta segunda-feira (13), Dia da Abolição da Escravatura, um livro digital de registros da Lei Municipal “Mestre João Inácio”.

Na obra, são apresentadas as biografias de 27 personalidades reconhecidas como mestres da cultura popular do patrimônio vivo do município, das mais diversas expressões tradicionais, como caxambu, folia de reis, bate flechas de São Sebastião, capoeira e charola de São Sebastião.

Os leitores podem conferir a história e o legado de nomes como dona Adevalmira Adão Felipe, Canuta Caetano – In Memorian, Izaías Quirino da Silva, Maria Laurinda Adão, Cypriano Junior, Erotildes da Silva e muitos outros – confira abaixo a lista completa.

De acordo com a secretária municipal de Cultura de Cachoeiro, Fernanda Martins, o livro é uma forma de homenagear aqueles que guardam e propagam a cultura brasileira, em especial, a arte local.

“Cachoeiro é um dos poucos municípios do país que conta com uma lei de registro de patrimônio vivo. Isso é motivo de orgulho para nós, cachoeirenses. Aqui, valorizamos e apoiamos a cultura popular, que tem, nos mestres e mestras, os principais agentes de perpetuação das tradições”, destaca a secretária.

O livro pode ser acessado e baixado, gratuitamente, na página da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo no site da Prefeitura de Cachoeiro (clique aqui para acessar).

Sobre a Lei “Mestre João Inácio“

A Lei Mestre João Inácio é destinada a reconhecer pessoas com destacada atuação em atividades da cultura tradicional ou popular com o título de Patrimônio Vivo de Cachoeiro de Itapemirim.

Biografias apresentadas no livro de registros

Adevalmira Adão Felipe

Adílio Quirino Da Silva

Airton Da Silva Paulo

Aldeci Gomes Da Silva

Antônio Francisco Figueiró

Areno Francisco Dos Santos

Canuta Caetano (In Memoriam)

Cypriano Junior

Diogo Sant’ana Fardin

Erotildes Pereira Da Silva

Hildo Caetano (In Memoriam)

Izaías Quirino Da Silva

Joana D’arc De Oliveira

José Luiz Dos Santos Brum

Jurandyr Pinheiro Filho

Maria Laurinda Adão

Neuza Gomes Ventura

Niecina Ferreira De Paula Silva

Ormy Caetano

Patrícia A. Da C. Ladislau

Paulo Henrique Silva Monteiro

Pedro Paulo Caetano

Rodimar Monteiro Vieira

Rogério Viera Machado

Terezinha De Jesus De Oliveira Francisco

Volmir Nascimento Mello (In Memoriam)

Wilson Diniz Cecon

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)