Instituto Geográfico e Histórico lança vídeo destacando monumento histórico de 160 Anos em completo estado de abandono em Itapemirim

No último domingo (19), o Instituto Geográfico e Histórico de Itapemirim e Marataízes (IGHIM), com a colaboração de Otávio Moreno, lançou um vídeo que aborda a história do antigo prédio da Câmara Municipal de Itapemirim, atualmente em total estado de abandono.

O prédio, que completou 160 anos de inauguração este ano, foi adquirido pela municipalidade em agosto de 1857 por 10 contos de réis. Antes disso, as sessões da Câmara eram realizadas em casas alugadas na sede da Vila do Itapemirim. As obras de adaptação foram realizadas entre 1858 e 1864, com a ajuda de fazendeiros locais.

Construído com pedras que serviam de mastros em embarcações frequentes no porto da Barra do Itapemirim e argamassa composta por óleo misturado com conchas trituradas, o prédio testemunhou os eventos históricos da região. Em 1872, um terreno em frente ao prédio foi adquirido para feiras e para ligação entre as duas principais ruas da sede.

Atualmente, o antigo prédio da Câmara Municipal de Itapemirim encontra-se em estado de abandono, exposto à ação do tempo. Espera-se que a divulgação da importância histórica e cultural do edifício motive a população a cobrar da administração pública e das autoridades sua revitalização, transformando-o no tão desejado centro cultural do município.

(DA REDAÇÃO \\ Guth Gutemberg)

(INF.\FONTE: Fabiano Peixoto \\ Capixaba News)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)