Img-2024-M-02-FEV-d-27-Orla

Opinião: Consulta Pública do PGI em Anchieta: Um Espetáculo de Descaso

Anchieta está em alvoroço com a prorrogação da consulta pública do Plano de Gestão Integrada da Orla (PGI) até o dia 29 de fevereiro. Que emoção! Ou não. Afinal, quem se importa?

O PGI, essa joia da gestão urbana e ambiental, é fruto de um “planejamento participativo” que mais parece uma piada de mau gosto, iniciado em 2022 e com previsão de conclusão em 2024. Se alguém sabia disso, foi por pura sorte, já que a divulgação desse grande evento foi praticamente inexistente, mantendo o suspense digno de um filme de suspense de baixo orçamento.

A implementação do PGI é uma tentativa de fazer parecer que algo está sendo feito, quando na verdade é só uma maquiagem para esconder a falta de compromisso real com questões ambientais e urbanas. Parabéns pela encenação!

Ah, a Secretaria de Meio Ambiente enfatiza a importância desse plano como se fosse o segredo mais bem guardado da cidade. Só não enfatiza tanto quanto a titular do cargo, que nem sabe onde fica Anchieta, muito menos se preocupa em participar das atividades políticas do município. Parece que estamos lidando com uma grande peça teatral, onde o protagonista está mais preocupado com seu camarim do que com o palco.

Em 2022, houve um workshop daqueles bem chiques, com direito a dois dias de discussões acaloradas entre representantes da sociedade e “profissionais especializados”. Mas convenhamos, quem precisa realmente participar dessas coisas são os pequenos comerciantes locais, que mal conseguem espaço para se fazerem ouvir nesse circo de vaidades.

As consultas públicas são importantes, sim, mas aqui em Anchieta parecem mais uma formalidade do que qualquer outra coisa. Participar delas é como tentar encontrar um agulha no palheiro, mas sem o glamour da aventura. É o mínimo que podemos fazer para garantir que o plano não seja apenas mais um capricho dos que estão no poder, mas algo que realmente reflita as necessidades da nossa comunidade. Ou pelo menos, é o que queremos acreditar.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Rede LeR \\ Rede LeR)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)