piuma

Piúma recebe equipe técnica do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para capacitação de pescadores e armadores no uso do Mapa de Bordo

Ontem (16), Piúma recebeu no Auditório do IFES Campus Piúma uma equipe técnica enviada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para um importante treinamento. O objetivo foi orientar pescadores e armadores locais sobre o uso do ‘Mapa de Bordo’ das embarcações pesqueiras através do sistema PesqBrasil.

O ‘Mapa de Bordo’ é um documento essencial no qual são registradas todas as informações relevantes da pescaria realizadas por uma embarcação de pesca. Esses dados têm como propósito primordial o monitoramento e a pesquisa, fornecendo subsídios fundamentais para o ordenamento pesqueiro.

Os critérios e procedimentos para o preenchimento e entrega dos Mapas de Bordo estão devidamente regulamentados pela Instrução Normativa MPA nº 20, de 2014, e pelas normas específicas de ordenamento das pescarias. A implementação do PesqBrasil – Mapa de Bordo representa um avanço significativo, garantindo qualidade e agilidade no monitoramento das atividades pesqueiras. Além disso, contribui para a geração de dados e informações essenciais que subsidiarão a gestão sustentável dos recursos pesqueiros do Brasil.

Destaca-se ainda que o PesqBrasil – Mapa de Bordo oferece comodidade e facilidade aos usuários, sendo um sistema online, intuitivo e gratuito. Essa iniciativa visa fortalecer a gestão ambiental e promover a preservação dos ecossistemas marinhos, beneficiando tanto os profissionais da pesca quanto a comunidade em geral.

(DA REDAÇÃO \\ Guto Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)