vg

Vargem Alta recebe do Governo do Estado ensacadora de silagem

A Secretaria Municipal de Agricultura de Vargem Alta, recebeu do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), uma ensacadora de silagem para atender os pecuaristas do interior do município.

A entrega aconteceu em um evento, realizado na quarta-feira (20), em Pacotuba, distrito de Cachoeiro de Itapemirim, onde foram distribuídos o mesmo equipamento para 19 municípios, atendendo a 2.100 pecuaristas, e cinco cooperativas da região sul. Os investimentos alcançaram R$ 168 mil. Na ocasião, também foi realizado o ‘Dia Especial’ sobre silagem, com palestras e orientações sobre o uso dos equipamentos.

As máquinas ensacadoras e compactadoras de silagem entregues são equipamentos que vão auxiliar o produtor rural na armazenagem agrícola, com a função de separar e envasar a silagem. Com o silo ainda fechado ou em fardos lacrados, em média, a durabilidade da silagem é de 18 a 24 meses, ou seja, um período longo que permite que o produtor ofereça volume ao rebanho durante toda a época de seca do ano com tranquilidade. Quando bem-feita, o valor nutritivo da silagem é semelhante ao material de origem.

A entrega faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura. O objetivo é proporcionar melhores condições para o produtor rural poder investir na alimentação do gado leiteiro e, dessa forma, fomentar o aumento da produção e da produtividade do leite nas propriedades rurais capixabas.

O produtor que necessita utilizar o equipamento a Secretaria de Agricultura está disponível para auxiliar nas atividades em sua propriedade. Entre em contato através do telefone (28) 99939-2194, ou visite a sede da Secretaria, em cima da rodoviária, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h00h às 17h00, para agendamento e mais informações.

Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite

 

A ação faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, lançado no último ano. No final de fevereiro, a Seag já havia repassado 16 desses equipamentos para uso coletivo do norte do Estado, com investimento de cerca de R$ 112 mil, atendendo mais de 1.400 produtores de leite. A primeira entrega atendeu os municípios de Águia Branca, João Neiva, Nova Venécia, Alto Rio Novo, Laranja da Terra, Ponto Belo, Baixo Guandu, Montanha, Santa Teresa e Barra de São Francisco.

(DA REDAÇÃO \\ Gut Gutemberg)

(INF.\FONTE: Internet \\ Divulgação)

(FT.\CRÉD.: Internet \\ Divulgação)